quinta-feira, 9 de abril de 2009

Parceiros da Escola Integrada


PBH lança Prêmio Parceiros da Escola Integrada
Publicado em 02/04/2009 13:34:03



O prefeito Marcio Lacerda lançou na quarta-feira, dia 1º , no Espaço Municipal, o Prêmio Parceiros da Escola Integrada e o Plano de Mobilização Social pela Educação. As ações têm como objetivo disseminar uma cultura de participação democrática que faça da educação um compromisso de todos, incentivando toda a sociedade, independentemente da área de atuação, a contribuir com a efetivação do direito a uma educação de boa qualidade no município.

Marcio salientou que as novas ações visam garantir mais qualidade à educação em Belo Horizonte. “Esperamos crescer ainda mais para que todos os nossos alunos possam ter acesso a uma educação diferenciada, voltada para uma formação que contemple as diferentes áreas do conhecimento e também o lazer e a cultura”, afirmou. “O Poder Público tem a responsabilidade sobre o ensino, mas acreditamos que o apoio dos cidadãos é necessário para que possamos garantir mais qualidade à educação em nossa capital”, ressaltou o prefeito.

O 1º Prêmio Parceiros da Escola Integrada visa reconhecer e estimular ações que contribuam com a educação integral das crianças e adolescentes em Belo Horizonte, em articulação com o programa Escola Integrada. O prêmio será oferecido a cinco categorias, que contemplam empresas privadas, sociedades cooperativas, instituições de ensino, entidades governamentais, fundações e organizações sociais sem fins lucrativos, pessoas físicas e agentes públicos.

Com a iniciativa, a Prefeitura pretende aproximar o Poder Público do trabalho desenvolvido pela sociedade civil, contribuindo para a discussão sobre o bem-estar, a educação integral e os espaços de aprendizagem oferecidos às crian­ças e adolescentes na cidade.

O edital do prêmio foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) no dia 25 de março e as inscrições estarão abertas de 4 de maio a 31 de agosto próximos. O regulamento e a ficha de inscrição, bem como as diretrizes da Escola Integrada, estão disponíveis nas unidades de ensino participantes do programa, nas gerências regionais de Educação e no site www.pbh.gov.br/educacao.

O Plano de Mobilização Social pela Educação, desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação (MEC), tem como foco a integração de esforços entre o Poder Público e a sociedade civil em ações que mostrem, em especial às famílias, que a educação, embora seja uma tarefa pública, é responsabilidade de todos os cidadãos.

Outras informações sobre o plano podem ser obtidas no Blog da Mobilização, por meio do site familiaeducadora.blogspot.com, pelos telefones 3277-8650 e 3277-8675 e pelo e-mail familia.escola@pbh.gov.br.

terça-feira, 7 de abril de 2009

O ENCONTRO FOI UM SUCESSO!!!

Onde fazer a formação e qualificação para trabalhar nas obras.




O trabalho das mulheres nas obras do Taquaril. Mulheres fortes, guerreiras, de valor e excelentes trabalhadoras. 50 mulheres trabalhando na obra do Taquaril.





Esclarecimento sobre as obras do PAC no Córrego Santa Terezinha no Alto Vera Cruz.






Quem compareceu gostou.



Estes foram os assuntos tratados no encontro.

Participe do próximo.

Você vai gostar!!

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Segundo encontro: 07/04/09, às 19:00 h., no ginásio da EMIP



Prezados.
Segue mais um convite para reunião do projeto em nossa escola. Contamos com vocês na divulgação, pois vamos apresentar o andamento das obras do PAC na região e o Programa PLANSEQ Construção Civil, cursos para beneficiários do Programa Bolsa Família - maiores de 18 anos - na área da construção civil.
Algumas mulheres trabalhadoras das obras do PAC também estarão presentes para fazerem relatos de incentivos para que outras mulheres também participem dos cursos e se especializem nesta área.
Vai ser imperdível!
Contamos com vocês!
Saudações fraternas,
Carol






Cevae Taquaril recebe alunos da Escola Integrada


Publicado em 01/04/2009 07:39:26 Portal da prefeitura


Todos os dias, das 9h às 11h30, alunos da Escola Municipal Israel Pinheiro, com idade entre seis e 11 anos, visitam e cuidam de dois canteiros da unidade Taquaril do Centro de Vivência Agroecológica (Cevae), no bairro Granja de Freitas. A iniciativa é fruto de uma parceria da Fundação de Parques Municipais com o programa Escola Integrada, por meio do qual a unidade de ensino desenvolve atividades de educação ambiental no Cevae.De acordo com a coordenadora da Escola Integrada na Escola Municipal Israel Pinheiro, Adriana Moura, um grupo de cerca de 25 crianças passa diariamente pelo Cevae. “Elas rea­lizam oficinas sobre lixo, prevenção da dengue, fazem uma horta e participam de palestras. Acho muito válido o trabalho realizado aqui e os estudantes também gostam muito”, salienta. “O pessoal do Cevae é excelente, eles sempre nos ajudam em tudo o que precisamos”, completa.O assistente administrativo do Cevae, Rodrigo Teixeira, explica que todas as atividades são monito­radas por professores e instrutores. “Os alunos são orien­tados anteriormente e depois colocam em prática nos canteiros o que aprenderam”, conta.Os Cevaes, administrados pela Fundação de Parques Municipais, são espaços público-comunitários que buscam a difusão de práticas ecologicamente adequadas de segurança alimentar, saúde, educação ambiental e agricultura urbana.